Movimento Fluência no Brasil

nov 16, 2015 | por Sandra Merlo | Gagueira, Geral

movimento-fluencia-no-brasil-2O Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), tendo como responsável a fonoaudióloga Débora Vasconcelos Correia, está coordenando o Movimento Fluência no Brasil: uma campanha para que a especialidade de Fluência seja reconhecida dentro da Fonoaudiologia.

Atualmente, a Fonoaudiologia possui diversas áreas de especialidade: Audiologia, Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Fonoaudiologia do Trabalho, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Neurofuncional, Gerontologia, Neuropsicologia e Saúde Coletiva.

Os distúrbios da fluência (principalmente gagueira e taquifemia) não se enquadram adequadamente em nenhuma das áreas atualmente reconhecidas como especialidades da Fonoaudiologia, porque esses distúrbios apresentam múltiplos aspectos (auditivos, linguísticos, vocais e motores orofaciais).

A criação da especialidade de Fluência faria com que os fonoaudiólogos interessados tivessem uma formação adequada para atuar com pessoas com gagueira e/ou taquifemia. Desta forma, os pacientes com esses distúrbios poderiam usufruir de maior qualidade de atendimento.

Se você concorda com este movimento, você pode apoiá-lo preenchendo o abaixo-assinado online disponível aqui.

Como pessoa que gagueja, familiar de pessoas que gaguejam, amiga de pessoas que gaguejam e fonoaudióloga especializada em fluência e seus distúrbios, eu apoio.

 

 

  • Pablo

    Apoiado e assinado!