Dia Internacional de Atenção à Gagueira

out 01, 2016 | por Sandra Merlo | Dia Internacional, Gagueira
logo-diag

Logomarca da campanha brasileira do “Dia Internacional de Atenção à Gagueira”. Cortesia do “Instituto Brasileiro de Fluência – IBF”.

O dia 22 de outubro é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Praticamente no mundo todo são realizadas ações de esclarecimento sobre este distúrbio da fala.

Neste ano de 2016, o tema da campanha do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) é relacionado a mitos sobre gagueira.

Uma das ações da campanha será no XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que será realizado de 20 a 22 de outubro, na cidade de São Paulo. O IBF, em parceria com a SBFa, está organizando um simpósio internacional no dia 20 de outubro, com duração de 1h30, coordenado pela fonoaudióloga Astrid Ferreira e secretariado pela fonoaudióloga Erika Soares. As fonoaudiólogas Irene Marchesan e Anelise Bonhen farão a abertura do simpósio.

  • A primeira apresentação será “Movimento Fluência no Brasil”, ministrada pela fonoaudióloga Débora Correia.
  • A segunda apresentação será “Efeitos imediatos da eletroestimulação na fluência de sujeitos com gagueira crônica”, ministrada por mim.
  • A terceira apresentação será “Como a tecnologia pode colaborar com um maior sucesso terapêutico?”, ministrada pelo terapeuta da fala Gonçalo Leal.

Além disso, haverá outros simpósios e pôsteres no Congresso sobre fluência e gagueira. Um dos pôsteres, “Terapia fonoaudiológica intensiva para gagueira”, da fonoaudióloga Ignês Ribeiro, concorre a prêmio. Também haverá o simpósio “Processo diagnóstico: fluência”, com apresentações sobre o diagnóstico diferencial entre taquifemia e gagueira, ministrados pelas fonoaudiólogas Cristiane Oliveira e Anelise Bonhen, respectivamente.

Outras informações sobre a campanha deste ano, no site do Instituto Brasileiro de Fluência.

 

 

Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment