DIFERENCIAIS

Supervisão clínica

Compartilhando conhecimentos

Oferecemos supervisão clínica para fonoaudiólogos que desejam discutir um caso de gagueira que está em atendimento.

 

A supervisão pode ter diversos objetivos: realização de diagnóstico diferencial, compreensão dos possíveis fatores etiológicos, encaminhamento para avaliação médica ou discussão de estratégias terapêuticas para o caso.

 

A supervisão não tem por objetivo suprir todas as lacunas que o profissional porventura apresente em relação à gagueira e à fluência. O objetivo é auxiliar na condução de um caso clínico específico.

 

A supervisão pode ser presencial ou online (via Skype).

 

Saiba mais sobre a supervisão clicando aqui.

 

  Segunda opinião

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Em busca de melhores resultados

Este serviço é destinado a pacientes que desejam receber uma segunda opinião sobre seu diagnóstico de gagueira ou sobre a condução do tratamento fonoaudiológico.

 

É realizada uma extensa avaliação clínica, que inclui não apenas a fluência da fala, mas também avaliação da articulação, da voz, da motricidade orofacial e da produção textual falada. Também é verificada a necessidade de tratamento multidisciplinar (neurologia, saúde mental, odontologia, fisioterapia, etc).

 

O paciente recebe os resultados da segunda opinião por escrito.

 

Saiba mais sobre este serviço clicando aqui.

 

  Tecnologia de áudio

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Gravação do áudio de fala

Para gravar o áudio de fala, utilizamos equipamentos profissionais (microfone unidirecional específico para voz falada acoplado à interface externa de áudio com pré-amplificador).

 

Por serem de qualidade profissional, os equipamentos captam o sinal acúsitco em quase toda a faixa de frequência audível para o ser humano, além de terem sensibilidade mais regular para as diversas frequências. As gravações, portanto, são de alta qualidade.

 

Análise fonético-acústica da fala

Para analisar o sinal de áudio de fala, utilizamos o software Praat (desenvolvido por foneticistas da Universidade de Amsterdam). O uso do Praat fornece informações precisas sobre a fala, como:

    • Duração exata dos episódios de gagueira.
    • Caracterização correta dos episódios de gagueira.
    • Presença e duração de pausas silenciosas.
    • Frequência fundamental da voz.
    • Intensidade da voz.

 

Informações corretas e precisas auxiliam de forma mais efetiva para o sucesso do tratamento.

 

Estudos de caso

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Ganho do paciente

São realizados estudos específicos para os casos que assim necessitam:

 

 
 

Anvisa – Notivisa

Contribuição ao sistema de saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão regulador do sistema de saúde no Brasil.

 

Todos os materiais e equipamentos utilizados em unidades de saúde (incluindo consultórios) devem possuir registro na Anvisa. O registro garante que os materiais e equipamentos possuem qualidade suficiente para serem utilizados pelos pacientes.

 

Além disso, a Anvisa também possui o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa). Os profissionais de saúde são solicitados a comunicar a Anvisa via internet sobre eventos adversos e queixas técnicas relativos a materiais e a equipamentos de saúde.

 

O consultório está cadastrado no Notivisa, o que significa que contribuímos com o monitoramento pós-uso e pós-comercialização de materiais e equipamentos de saúde.

 

Actigrafia de pulso

Sono e gagueira

Problemas de sono geralmente pioram a gagueira. Além disso, o bom sono é fundamental para o sucesso da fonoterapia da gagueira, porque é durante o sono que serão consolidadas as aprendizagens motoras da fonoterapia.

 

Utilizamos a actigrafia para analisar o sono dos nossos pacientes. O actígrafo é semelhante a um relógio de pulso e deve ser utilizado pelo paciente ao dormir. Através dos dados coletados pelo actígrafo é possível saber, por exemplo, os horários de início e de fim do sono e o número de despertares durante a noite. Os resultados da actigrafia são utilizados para orientações de higiene do sono e para determinar quais pacientes precisam de exames mais sofisticados.

 

Saiba mais sobre a actigrafia clicando aqui.

 

 

Eletroterapia não invasiva

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Mais um aliado terapêutico

Consiste no uso de corrente elétrica de baixa frequência e baixa intensidade para estimular os músculos e o sistema neural relacionados à fala. Os eletrodos são posicionados sobre a pele, fazendo com que o método seja não invasivo. Antes da aplicação da eletroterapia, o paciente é questionado sobre condições de saúde que possam contraindicar sua aplicação. Este recurso é utilizado com crianças (a partir dos 7 anos), adolescentes e adultos.

 

A eletroterapia é um procedimento terapêutico complementar, utilizado em conjunto com a prática de exercícios de fala. Com a repetição do estímulo elétrico, ocorre reorganização do tecido muscular e do tecido cerebral que controla a fala.

 

Saiba mais sobre o uso da eletroterapia na gagueira clicando aqui.

 

Tecnologia de vídeo

GRAVAÇÃO DA IMAGEM DE FALA

Além de gravar a fala com equipamentos profissionais de áudio, também gravamos a fala em vídeo. Para isso, utilizamos uma das melhores webcams em HD disponíveis no mercado, a qual fornece excelente qualidade de imagem.

 

A gravação da fala em vídeo é importante para fazer o diagnóstico diferencial da gagueira. Os seguintes distúrbios de movimentos podem ocorrer conjuntamente com a gagueira ou serem confundidos com ela:

    • Tiques motores e/ou vocais
    • Distonias na região da face e do pescoço
    • Mioclonias na região da face e do pescoço
    • Tremores na região da face e do pescoço

 

Quando há um distúrbio de movimento associado à gagueira, o paciente também precisa ser acompanhado por um neurologista.

 

Mesmo quando não há distúrbio de movimento associado à gagueira, a análise do vídeo da fala é importante, porque pode fornecer informações valiosas para o tratamento da gagueira (como, por exemplo, evitação de contato de olho ou tensões em regiões específicas do trato vocal).

 

 

Modelos anatômicos

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Anatomia acessível

Utilizamos modelos anatômicos, importados da Alemanha, para melhor exemplificar conceitos e estratégias terapêuticas.

 

Cabeça

Corte mediano evidenciando estruturas importantes para a fala: cérebro, conchas nasais, faringe, língua, laringe.

 

Cérebro

Peça em cinco partes, desmontável e manipulável. Modelo que evidencia áreas do cérebro importantes para a fala: área de Broca, área de Wernicke, núcleos da base, cerebelo.

 

Laringe

Peça ampliada em duas partes, importante para evidenciar as diversas cartilagens e músculos laríngeos. Útil para o paciente ter maior clareza de como são as pregas vocais.

 

Orelha

Peça ampliada em três partes, desmontável e manipulável. Modelo importante para o paciente compreender as diversas partes da orelha (externa, média e interna). Modelo utilizado para explicar resultados de exames auditivos.

 

Biossegurança

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Materiais descartáveis

Sempre que possível, são utilizados materiais descartáveis.

 

Esterilização de materiais reutilizáveis

Todos os materiais não-descartáveis que entram em contato com mucosas são esterilizados em autoclave gravitacional. O uso de autoclave está em conformidade com orientações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Limpeza e desinfecção de superfícies

É dada especial atenção para limpeza e desinfecção de superfícies (móveis, pisos, sanitário, etc.).

 

Arquitetura do consultório

O consultório foi projetado para seguir todas as recomendações de infraestrutura da Vigilância em Saúde da cidade de São Paulo.

 

Qualidade da água e do ar

Realizamos controle periódico da qualidade da água e também higienização periódica do aparelho de ar condicionado.

 

CONSULTÓRIO

DURAÇÃO DA SESSÃO
A sessão tem duração de 1 hora, independente da finalidade (anamnese, avaliação, orientação ou tratamento).
FREQUÊNCIA DAS SESSÕES
Uma sessão por semana: o mais indicado. Uma sessão a cada duas semanas: para quem não reside na Grande São Paulo. Todos os atendimentos são com hora marcada.
DIAS DE ATENDIMENTO
Terças-feiras, das 10 às 19 horas. Quintas-feiras, das 10 às 19 horas. Sábados, das 8 às 17 horas.
FORMAS DE PAGAMENTO
Os atendimentos são particulares. Não atendemos por plano de saúde. Fornecemos recibo.
Produzido por
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