Gagueira infantil: conversa com adultos

dez 07, 2020 | por Sandra Merlo | Gagueira, Orientações

O Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) acabou de lançar o primeiro de uma coleção de quatro livretos sobre gagueira infantil. A coleção é dirigida aos pais e familiares de crianças que gaguejam. O primeiro livreto (“Para começo de conversa”) aborda questões como “Como a gagueira surge?” e “Então, a gagueira não é emocional?”.

A autoria do material é da fonoaudióloga Eliana Maria Nigro Rocha, que é diretora clínica do IBF, especialista em Fluência e possui mais de 40 anos de experiência clínica com pessoas que gaguejam. A grande experiência da autora é um diferencial enorme no conteúdo, porque foi esta experiência que norteou a seleção das dúvidas a serem esclarecidas. Certamente muitos pais irão encontrar as respostas que tanto procuram.

Tive o privilégio de ser a revisora técnica desta coleção. Digo “privilégio”, porque, durante a leitura do material, revisitei muitas memórias de infância relacionadas à minha dinâmica familiar. Como pessoa que gagueja, tenho certeza de que diversos acontecimentos poderiam ter sido diferentes se, naquela época, meus pais e familiares pudessem ter tido acesso a um material como este. Então, se você (mãe, pai, avó, avô, tia ou tio) de uma criança que gagueja está em dúvida se adquire ou não o material, posso dar a você meu testemunho: talvez esta coleção de livretos não responda a todas as suas dúvidas ou talvez algumas respostas sejam diferentes daquelas que você gostaria de ouvir, mas certamente vai ajudar você a trilhar um caminho mais suave e menos tortuoso, com mais acertos do que erros.

Assista abaixo ao vídeo de lançamento do primeiro livreto:

 

O livreto pode ser adquirido pelo site da Amazon (clique aqui). Para ler o material, basta fazer o download do app Kindle na própria Amazon (clique aqui).

Boa leitura!