Para começar bem o ano

jan 21, 2013 | por Sandra Merlo | Mídia leiga

Uma notícia para começar bem o ano: a Rede Globo está transmitindo comercial sobre gagueira neste mês de janeiro. O comercial está sendo veiculado em cadeia nacional de televisão. É o Instituto Brasileiro de Fluência quem assina o comercial.

Em apenas 30 segundos, o comercial transmite uma série de informações:

  • A gagueira pode interferir nas mais variadas esferas de vida: profissional, afetiva e social.
  • Tendo tanto impacto na vida das pessoas, a gagueira obviamente não tem graça nenhuma.
  • A maior parte das pessoas com gagueira é do sexo masculino (observe os bonequinhos do comercial).
  • O profissional de referência para tratamento é o fonoaudiólogo. Complemento dizendo que o fonoaudiólogo deve ser o profissional mais capacitado para tratar gagueira, devendo também ser capacitado para indicar tratamento adicional (neurológico, de saúde mental, fisioterapêutico) quando necessário.
  • O tratamento precoce tende a apresentar resultados mais rápidos e significativos. Mas isso não quer dizer que não possa haver melhora na idade adulta.

É muito amplo o alcance desta ação. Por exemplo, segundo informações do Instituto Brasileiro de Fluência, o comercial foi veiculado no intervalo do Jornal Nacional no dia 14 de janeiro (segunda-feira). O Jornal Nacional atingiu 22 pontos no Ibope na semana anterior (veja aqui). Cada ponto corresponde a aproximadamente 62 mil domicílios ou 186 mil pessoas na Grande São Paulo. Ou seja, o comercial sobre gagueira atingiu 1.364.000 domicílios ou 4.092.000 pessoas só na Grande São Paulo e só no dia 14 de janeiro.

A veiculação do comercial em dias e horários diferentes atinge, portanto, uma quantidade enorme de pessoas. O efeito dessa informação também é enorme: muitas pessoas irão buscar tratamento após assistir ao comercial.

Dada a grande desinformação sobre gagueira no Brasil, esta iniciativa do Instituto Brasileiro de Fluência e da Rede Globo é praticamente uma ação de política pública.

 

* Saiba mais: visite o site do Instituto Brasileiro de Fluência.