O que é “segunda opinião”?
É um serviço que tem por finalidade receber outra opinião. Neste caso, outra opinião sobre o diagnóstico ou o tratamento da gagueira.
Quando solicitar uma segunda opinião?
Existem várias situações que necessitam de uma segunda opinião. Por exemplo:
- Quando o paciente/responsável tem dúvidas a respeito do diagnóstico de gagueira.
- Quando o paciente/responsável questiona se o tratamento que está sendo feito é o único possível ou se há outras opções.
- Quando o paciente/responsável tem dúvidas que não são esclarecidas pelo profissional que o atende.
- Quando o paciente/responsável não está satisfeito com os resultados do tratamento que está sendo feito.
- Quando o profissional que atende o paciente tem dúvidas sobre a condução do caso e gostaria de discutir com um colega da área. Atentar para a diferença entre “segunda opinião” (na qual outro profissional terá contato direto com o paciente) e “supervisão” (na qual o contato do profissional é apenas com o colega).
Quem pode solicitar?
Geralmente quem solicita é o paciente ou seu responsável. Mas também há casos em que o profissional que conduz o tratamento solicita a segunda opinião.
Como é realizado o serviço de segunda opinião neste consultório?
É realizada uma extensa avaliação clínica, que inclui:
- Análise da história clínica relacionada à gagueira.
- Pesquisa de possíveis fatores causadores da gagueira.
- Gravação da fala em diversas situações para análise da fluência, da articulação, da voz e da produção textual.
- Aplicação de testes específicos para diagnósticos complementares de outros problemas de linguagem (como taquifemia, transtorno fonológico ou transtorno expressivo de linguagem).
- Avaliação da musculatura facial e da cavidade oral. É feito diagnóstico complementar de outros problemas que podem piorar a gagueira (como respiração oral ou alteração de frênulo lingual). Se forem detectados problemas odontológicos (como bruxismo ou disfunção temporomandibular), também é feito encaminhamento para dentista.
- Observação da postura corporal e de cabeça. Se forem detectadas alterações que interferem com a musculatura de cabeça/pescoço e pioram a gagueira, é feito encaminhamento para fisioterapia para reeducação postural.
- A partir dos dados de avaliação, são sugeridos estratégias e exercícios fonoterápicos específicos.
- Triagem de distúrbios neuropsiquiátricos que podem coexistir com a gagueira e interferir em sua melhora (como distúrbios de sono, distúrbios de movimento, distúrbios de humor, distúrbios de ansiedade, abuso de álcool e drogas). Quando necessário, é feito encaminhamento para avaliação e conduta do neurologista ou profissional de saúde mental.
- É solicitado ao paciente para trazer todos os exames já feitos que possam estar relacionados à fala: exames auditivos, otorrinolaringológicos, neurológicos, psicológicos, odontológicos, fisioterápicos.
A avaliação clínica exige, necessariamente, a presença do paciente no consultório, não podendo ser feita de forma virtual.
Como são entregues os resultados do serviço de segunda opinião?
A segunda opinião é emitida por escrito, contendo diagnósticos e sugestões de estratégias e exercícios terapêuticos. Se houver necessidade de tratamento multidisciplinar, os encaminhamentos também são entregues por escrito.
A entrega do documento escrito e a discussão sobre os resultados podem ser feitos presencialmente ou de forma virtual.