Por que fazer fonoterapia (ou não)

dez 12, 2022 | por Sandra Merlo | Gagueira, Psicologia, Últimas descobertas

Diversos motivos podem fazer um adulto com gagueira buscar fonoterapia. Também existem motivos para a decisão contrária.

As fonoaudiólogas americanas Hope Gerlach-Houck e Naomi H. Rodgers avaliaram os prós e os contras de se fazer fonoterapia para gagueira entrevistando um grupo de adultos que gaguejam e fonoaudiólogos especialistas em fluência. O artigo por elas publicado [1] vale uma boa reflexão sobre o que motiva (ou não) um adulto com gagueira a buscar fonoterapia.

 

O estudo

Participaram do estudo 11 adultos com gagueira e 12 fonoaudiólogos especialistas em fluência (sendo que cinco destes fonoaudiólogos também eram pessoas com gagueira).

Os adultos com gagueira tinham entre 24 e 78 anos, todos tinham experiência como pacientes em fonoterapia e quase todos já tinham frequentado grupos de autoajuda para gagueira.

Os fonoaudiólogos tinham entre 32 e 77 anos, todos tinham mestrado ou doutorado e todos tinham experiência com mais um método de tratamento da gagueira (exemplo: terapia para redução da evitação e modificação da gagueira).

Os participantes foram entrevistados individualmente sobre por que um adulto que gagueja escolheria (ou não) melhorar sua fala. As entrevistas duraram de meia hora até 1 hora e meia.

Os dados foram analisados de forma qualitativa através de análise temática. Os resultados não são generalizáveis, ou seja, referem-se especificamente a este grupo de participantes. Entretanto, outras pessoas que gaguejam e/ou fonoaudiólogos que trabalham com gagueira podem se identificar com as temáticas.

Os resultados mais importantes foram os seguintes:

 

PRÓS
Conseguir se comunicar melhor

Um dos motivos de se optar por fazer fonoterapia é, justamente, conseguir se comunicar com mais facilidade, com menos esforço e com menos concomitantes físicos. Ou seja: melhorar a gagueira em si é um dos objetivos ao se optar por fazer fonoterapia.

 

Melhorar a autoestima

Outro motivo de fazer fonoterapia é para melhorar a autoestima. Neste sentido, gostar mais de si mesmo, sentir-se mais esperançoso em relação à própria vida e melhorar a saúde mental são todas metas em potencial ao se optar por fazer fonoterapia para gagueira.

 

Ter mais autonomia

Outro motivo de fazer fonoterapia é para poder ter mais autonomia em relação a si e à própria vida. Neste sentido, alguns participantes disseram que poder escolher como falar (ou seja, com ou sem técnicas de fala) é algo importante. Conseguir fazer coisas que anteriormente eram evitadas também pode ser uma meta. Além disso, poder tomar decisões a respeito da própria vida, sem precisar levar a gagueira tanto em consideração, foi outro motivo citado para fazer fonoterapia.

 

Sentir-se melhor em interações sociais

Os participantes também disseram que se sentir menos frustrado e menos envergonhado devido à gagueira é outra meta ao se optar por fazer fonoterapia. Além disso, passar menos tempo pensando se vai gaguejar ou não e conseguir gostar de conversar também foram aspectos considerados importantes.

 

Melhorar os relacionamentos sociais

Desejar melhorar os relacionamentos, de maneira geral, também é um motivo importante ao se optar por fazer fonoterapia para gagueira. Alguns participantes referiram que se sentir menos sozinho, conseguir ter conversações mais substanciais e ser mais agradável socialmente são objetivos que desejam alcançar. Outros participantes disseram que a melhora da gagueira é importante para poderem aceitar convites sociais com mais frequência e também para poder ter relacionamentos amorosos.

 

CONTRAS
Sentir desconforto

Um dos motivos de se optar por não fazer fonoterapia é saber que vai haver certo desconforto. Alguns participantes referiram que encarar o fato de que se é uma pessoa que gagueja e ter que falar sobre a gagueira são aspectos desconfortáveis. Outros referiram que pode ser desconfortável experimentar e treinar técnicas de fala.

 

Algumas coisas não vão mudar

Outro motivo para não se optar por fazer fonoterapia é que algumas coisas simplesmente não vão mudar. Neste sentido, saber que as técnicas de fala nem sempre vão funcionar, saber que a gagueira ainda vai continuar acontecendo e saber que ainda vai haver risco de enfrentar reação negativa por parte dos ouvintes foram aspectos elencados pelos participantes.

 

Gastar recursos

Outro motivo de se optar por não fazer fonoterapia é para não gastar recursos. Os recursos não incluem apenas os financeiros, mas também de tempo e esforço.

 

Um motivo não citado no estudo, mas que ouço com frequência na minha prática clínica, é de adultos que já haviam desistido de buscar melhorar sua fala por não conseguirem encontrar um fonoaudiólogo apto a tratar gagueira. Estes pacientes geralmente têm um longo histórico de início e abandono de diversos processos fonoterapêuticos, sem resultados palpáveis.

Os prós e contras relatados neste estudo ajudam a compreender por que alguns adultos com gagueira são bastante motivados para fazer fonoterapia enquanto outros são bastante resistentes.

 

Referência

Gerlach-Houck, H. & Rodgers, N. H. (2022). The good, the bad, and the ugly: Unpacking the pros and cons associated with change for adults who stutter. Journal of Fluency Disorders, 73, 105924.